O mau funcionamento de um eletrodoméstico costuma ter muitas causas. Como exemplo, podemos citar defeitos ou até mesmo bloqueios nos sistemas ligados ao acendedor de fogão.
Se você tem percebido mudanças durante o preparo das refeições, vale a pena dar uma investigada para evitar maiores prejuízos. Sinais como chama baixa, falta de fogo ou produção de faíscas merecem atenção.
Para te ajudar, listamos as principais razões por trás das falhas no acendimento do fogão. Acompanhe!
O que prejudica o acendedor de fogão?
Diferentes fatores podem alterar a condição do acendedor automático, desde a higiene inadequada das peças até defeitos de fábrica. Em todo caso, é crucial ficar de olho na evolução do problema para agir a tempo.
Componentes em mau estado afetam o desempenho do fogão. Eles precisam passar por reparos ou até serem substituídos para que não reduzam, em longo prazo, a vida útil do eletrodoméstico. Isso representaria custos inesperados e dores de cabeça.
Quais são os problemas mais comuns?
O acendedor de fogão só pode ser acionado com a ação do dispositivo de ignição elétrica. Por isso, na constatação de um problema, antes de conferir qualquer detalhe, verifique se o plugue do cabo de força está conectado à tomada.
Se não for uma questão de esquecimento ou falta de atenção, você pode considerar os seguintes pontos.
Sujeira ou água nos queimadores
O constante preparo de receitas favorece o acúmulo de resíduos que podem entupir as saídas dos queimadores. Por isso, um dos primeiros pontos a verificar é se não há sobras de alimentos sobre o fogão.
O derramamento de água também prejudica a saída das chamas pelos orifícios, dando a impressão de que todo o sistema não está funcionando. Nesses casos, uma boa limpeza e a secagem dos componentes já resolve.
Defeitos na usina do eletrodoméstico
Outro motivo para o problema com o acendedor de fogão inclui danos na central de ignição. Como ela se encarrega da produção das faíscas, precisa estar em perfeitas condições para enviar o comando a todas as bocas.
O defeito pode estar no eletrodo ou até no chicote de acendimento do eletrodoméstico. Uma possível falha na rede elétrica interna do fogão, embora rara, também aparece entre as causas.
Mau encaixe do espalhador
Popularmente chamada de tampa, essa peça cobre o queimador e ajuda a espalhar as chamas de forma homogênea. Acontece que, por pressa ou desatenção, nem sempre fazemos o encaixe correto das partes.
Assim, antes de pensar em abordagens de conserto de fogão, verifique se os espalhadores estão devidamente posicionados. Faça o teste de tirar todas as tampas e colocá-las novamente, com calma, para ver se resolve.
Falta ou vazamento de gás
Problemas relacionados ao gás resultam em chamas fracas, com um tom de amarelo ou laranja. Nesses casos, o conteúdo das panelas demora mais para aquecer, até chegar ao ponto de as faíscas serem insuficientes.
Entre as causas da interferência estão a falta e o vazamento de gás. A primeira é fácil de solucionar, bastando a troca do botijão. A segunda exige substituição do item que estiver favorecendo a saída do gás (mangueira ou registro).
Como pôde ver, muitos fatores levam ao mau desempenho do acendedor de fogão. Se você não tiver condições de solucionar os problemas com as nossas dicas, não hesite em solicitar o suporte da fabricante.
Quer acessar mais conteúdos informativos da Realce? Então, acompanhe o nosso trabalho pelo Facebook e pelo Instagram.
Até a próxima!