Você já pensou em incluir um fogão a lenha na sua cozinha?
Esse utensílio mais rústico carrega uma imensa bagagem cultural e é sinônimo de qualidade.
Além de funcionar com um “aquecedor” no inverno, ele é muito prático para preparar alimentos e deixar um sabor especial na comida. Leia o artigo que preparamos e saiba mais sobre ele.
Inserindo o fogão a lenha em sua cozinha
Muito comum no sul e no sudeste do Brasil, o fogão a lenha é uma opção prática para quem prefere a cozinha mais rústica.
Por contar com uma chapa de ferro, ao invés de bocas e acendedores como os fogões tradicionais, ele cozinha de forma diferente.
Ao mesmo tempo em que oferece uma excelente opção para o preparo de ótimas refeições, o fogão a lenha torna a cozinha um lugar agradável e aquecido.
Além destas vantagens, podemos citar também:
1 – Economia: por não utilizar energia elétrica, os fogões a lenha oferecem economia de luz.
2 – Praticidade: sua chapa de ferro é grande e pode comportar diversas panelas, dos mais variados tamanhos. Além disso, você pode preparar os alimentos (panquecas, por exemplo) direto na chapa.
3 – Elegância: o fogão a lenha é um utensílio versátil, dando um charme e se tornando muito útil na sua cozinha.
Mesmo oferecendo esses benefícios, o fogão a lenha caiu em desuso e foi substituído por modelos mais atuais de fogão.
Entretanto, com novas tecnologias e materiais, ele ganha notoriedade nas cozinhas mais modernas. Isso porque agora existem modelos com design, funcionalidades e aplicações atualizadas.
Diversos decoradores e arquitetos estão incluindo-o novamente nos seus projetos, principalmente aqueles que envolvem áreas de lazer ou cozinhas mais refinadas, com uma pegada rústica.
Sobre as receitas
Já adiantamos no início do artigo que um dos principais diferenciais do fogão a lenha é o sabor da comida.
Ao utilizá-lo para preparar a comida, não há dúvidas que aquele gostinho mais rústico nos traz lembranças dos tempos de infância.
Se você é uma pessoa que costumava comer comida feita diretamente em um fogão a lenha já sabe como ela ganha até mesmo um outro significado e representa esses momentos especiais.
Isso porque o cozimento de um fogão a lenha é diferente de um fogão convencional. Ao invés de agilizar o processo (como em um fogão comum), o fogão a lenha cozinha lentamente o alimento.
O resultado é uma comida mais suculenta e saborosa, digna de bons momentos vivenciados em família.
Sobre o aquecimento
Além do delicioso sabor produzido pelo cozimento no fogão a lenha, o utensílio emite uma quantidade de calor suficiente para aquecer a sua casa quase que por completo.
Principalmente nas estações mais frias, ele é um grande aliado, pois proporciona conforto e aconchego para os ambientes, diferentemente do fogão convencional que não possui essa capacidade.
Esse é um fator decisivo no consumo de energia elétrica, e pode poupar dinheiro no final do mês, especialmente durante o inverno onde o fogão permanecerá aceso constantemente (caso haja lenha disponível).
E falando em fator decisivo, o fogão Realce é recheado de atributos que o tornam na opção perfeita para você! Além de contar com ótima qualidade, possui a porta do forno de abertura vertical, para não ocasionar a queimadura no braço.
Os botões são de Baquelite, material que não conduz calor, ou seja, mesmo a 300°C as portas podem ser operadas sem perigo de ocorrer alguma queimadura.
Seus modelos podem ser confeccionados com 2 tipos de chapa: uma de ferro fundido duplamente polida e a outra de vitrocerâmica. A mesma é ultrarresistente e com tecnologia alemã da marca Schott Ceran, a qual suporta até 300°C.
E aí, o que acha de incluir um fogão a lenha na sua casa? A Realce possui alguns modelos que se encaixam perfeitamente no seu espaço e no seu orçamento! Clique aqui e confira as nossas ofertas.