Com o gás de cozinha cada vez mais caro, é inevitável pensar em maneiras de economizar e aproveitar o máximo dos botijões.
A dificuldade financeira para comprar o gás faz com que algumas medidas sejam necessárias para amenizar os gastos. Algumas delas envolvem hábitos que podem ser construídos na hora de cozinhar.
Veja-os a seguir.
O que posso fazer para economizar o gás de cozinha?
Nos últimos anos, os aumentos no preço do gás foram exorbitantes. Além dele, muitos outros produtos tiveram seus preços aumentados de forma em que muitas pessoas precisaram tomar medidas para economizar.
Mesmo com esses aumentos, ainda é preferível almoçar em casa do que em restaurantes, afinal muitos deles também aumentaram seus preços.
Veja abaixo as principais dicas para você economizar no gás de cozinha:
1 – Mantenha as bocas do fogão limpas
Você sabe como reconhecer que as bocas do fogão estão sujas? É muito fácil, basta observar a cor das chamas. Se elas estão amarelas ou alaranjadas, é sinal que estão sujas ou apresentando alguma falha (também pode ser um indicativo de que o gás está acabando).
Isso quer dizer que o gás perde a sua potência, gastando ainda mais para cozinhar.
Limpe com água e sabão para resolver esse problema e observe se a chama voltou para a cor azul usual. Caso seja necessário desentupir os orifícios da boca, use uma agulha.
2 – Utilize a panela de pressão
Por cozinhar os alimentos em uma menor parcela de tempo, a panela de pressão pode se tornar uma ótima aliada na sua estratégia de economia de gás.
Além disso, pode-se deixar os alimentos que serão cozinhados na panela de pressão de molho, fazendo com que os grãos se tornem mais macios durante o cozimento.
Outra boa dica é picar os alimentos em tamanhos menores, tornando o cozimento mais fácil e rápido!
3 – Sempre cheque o botijão de gás e as mangueiras
Verifique as roscas do botijão, bem como as mangueiras que o conectam ao fogão. Isso ajuda a evitar que o seu gás seja desperdiçado através de pequenos vazamentos.
Uma boa maneira de fazer isso é despejando um pouco de espuma de sabão nas dobras e conexões, observando se há algum tipo de vazamento.
Essa medida, além de promover a economia de gás na sua casa, evita possíveis acidentes que podem ser ocasionados pelos vazamentos. Por isso, lembre-se sempre de checar seus botijões e mangueiras.
4 – Planeje o uso do forno
Ao utilizar o forno para preparar alimentos, o ideal é otimizar o tempo e procurar cozinhar mais do que um alimento, se possível.
Você pode aproveitar dois alimentos que possuem o mesmo tempo de cozimento e levá-los ao forno juntamente, aproveitando uma fornada para preparar dois ou mais pratos simultâneos.
Além disso, evite abrir a porta dele toda hora, pois essa prática faz com que o calor se dissipe e mais gás acaba sendo gasto por preparo.
Colocando essas dicas em prática, você consegue economizar e utilizar o gás de cozinha da melhor maneira possível, evitando gastos desnecessários e usos indevidos.
Lembre-se também de incentivar as pessoas que convivem com você a adotarem estes hábitos, para que todos possam contribuir e evitar despesas maiores.
Gostou das dicas? Em nosso blog, você encontra ainda mais delas. Clique aqui e descubra!