Uma das maiores dúvidas de quem trabalha na cozinha é: como fazer a limpeza dos fogões da maneira correta? Quem nunca deparou o fogão de casa com pequenas manchas, queimado ou engordurado? Nesse blog, destacamos como a limpeza deve ser feita para mantê-lo bem conservado, afinal, esse é um dos eletrodomésticos mais usados em quase todos os lares.

Além de manter a estética da sua cozinha, a limpeza regular do fogão é fundamental para garantir sua eficiência e segurança. Um fogão sujo pode acumular resíduos que comprometem o funcionamento adequado do aparelho e até mesmo representar riscos de incêndio.

O que utilizar para limpar o fogão?
Existem diversos produtos de limpeza que podem ser utilizados, desde os que possuem preços mais acessíveis até os de linhas profissionais de limpeza. Os principais que você pode encontrar no mercado são:


-Vinagre de Álcool
-Bicarbonato de Sódio
-Detergente Neutro

Para utilizá-los, considere levar no carrinho um pano de limpeza, papel toalha (para limpeza leve), escova com cerdas macias e esponja (para limpeza pesada). Evite utilizar materiais pontiagudos e ásperos.

Quando nos referimos a limpeza leve e pesada, tratamos de limpezas diárias que exigem menos esforço e limpezas mais “intensas”, respectivamente. Da mesma maneira que você deve evitar os materiais citados acima, você deve levar em consideração o não uso de produtos de limpeza pesada. Estes podem corroer ou manchar as superfícies de metal.

Limpeza diária e semanal
Para manter o seu fogão brilhando durante toda a semana, desligue a energia do fogão e o registro de gás. Após, retire as grades, passe detergente em uma esponja e esfregue com o lado macio da mesma. Passe um pano úmido (apenas com água para retirar a espuma) e seque com um papel toalha.


Pensando na limpeza semanal completa, siga o mesmo procedimento inicial: desligue todo o fogão, deixe as grades e queimadores de molho em um recipiente que caiba, com água morna e detergente. Limpe todo o fogão, grades e queimadores com detergente e esponja e, após, enxágue as peças e pronto! Seu fogão estará brilhando.

O fogão queimou! O que fazer?
Quem nunca queimou o fogão que atire a primeira pedra! Para limpar os. queimados que a sua receitinha deixou, faça uma solução com vinagre, bicarbonato, detergente e água morna.
Aplique sobre a área e deixe agir por cerca de 20 a 25 minutos, esfregue com uma escova de cerdas, retire a pasta e seque o fogão.


Você pode utilizar outros produtos que estão disponíveis no nosso dia a dia, como limão e sal, água quente e detergente ou até um vaporizador de água.


Considere, em casos extremos, utilizar limpadores especiais para fogões. Existem produtos específicos no mercado para limpeza de fogões que podem ajudar a remover as manchas queimadas. O ideal é seguir as instruções do fabricante, dessa forma você pode garantir
melhores resultados.

E se o fogão está cheio de gordura?


Considere utilizar produtos com acidez, como o vinagre branco e limão. O ácido desses produtos auxilia a quebrar a gordura e a sujeira, facilitando assim a remoção. Utilizar água quente, bicarbonato de sódio e vinagre branco também podem ser seus aliados na limpeza do seu fogão.


Podem haver casos em que a gordura está menos ou mais acumulada, e isso estimará esforços diferentes na limpeza do seu fogão.
Por último, mas não menos importante, um desengordurante específico para essa finalidade pode ser utilizado.

Essas dicas rápidas e práticas podem auxiliar você na limpeza do seu fogão!

Quer conhecer fogões de qualidade? Conheça os modelos da Realce e descubra o que há de melhor em tecnologia e design para sua cozinha.

Até a próxima.