Você já se deparou com alguma situação onde teve que realizar o conserto de fogão?
Diante disso, sempre surge a dúvida sobre consertar o item ou realizar a compra de um novo, principalmente quando ele já conta com alguns anos de uso.
É muito comum levar fatores emocionais em conta nesse momento, porém para tomar a decisão mais acertada alguns cuidados são necessários.
Veja-os a seguir!
Como saber quando o conserto de fogão é a melhor opção?
Quando o fogão dá problema, a nossa rotina é inteiramente afetada. Isso porque ele é o eletrodoméstico essencial para uma de nossas necessidades básicas: a alimentação.
Sem o fogão, outras alternativas de alimentos começam a ser consideradas, e elas normalmente são caras e prejudicam sua saúde (como alimentos ultraprocessados).
Dessa forma, torna-se fundamental resolver o problema da forma mais rápida e eficaz possível.
Por isso, o primeiro passo é verificar se o fogão é, de fato, consertável.
Dependendo do nível de avarias dele, isso não é possível. Casos de incêndio e curto-circuito podem ser exemplos de danos irreversíveis, pois são capazes de comprometer peças que não tem conserto.
Além disso, modelos mais antigos de fogões possuem componentes que não são encontrados tão facilmente no mercado, dificultando a sua manutenção.
Outro ponto importante a se observar é se o fogão ainda está na garantia. Se o seu fogão for novo, confira na nota fiscal as condições de garantia que nele foram oferecidas.
Normalmente as garantias legais dos eletrodomésticos duram 90 dias, dando o direito ao consumidor de reclamar de possíveis defeitos e problemas que surjam em seu funcionamento.
Depois desse período, pode haver também a concessão de uma garantia contratual, oferecendo suporte ao consumidor por tempo prolongado.
Sempre compare o preço do conserto de fogão com um item novo
Muitas vezes o conserto de um fogão danificado pode sair mais caro do que a compra de um novo.
Se você verificar que os concertos custem mais do que 50% do que um eletrodoméstico novo, o ideal é comprar um modelo mais moderno.
Também é fundamental conhecer as partes do fogão que costumam falhar com mais frequência, como é o caso das bocas e dos tampos de vidro.
Quando há sujeira nas bocas do fogão, a passagem do gás é obstruída. Isso afeta até mesmo outros componentes do fogão, como acendedores e fogões. Já os tampos de vidro podem trincar caso sejam fechados com o fogão ainda quente.
Tomando conhecimento disso, você pode realizar limpezas mais frequentes nestes itens e tomar cuidados a mais quando se trata deles, aumentando a vida útil do seu eletrodoméstico e evitando despesas desnecessárias.
Escolha um fogão de boa qualidade
Todos esses pontos só se concretizam quando você dispõe de um fogão de qualidade na sua cozinha.
A Realce Eletrodomésticos está presente em mais de 20 países, oferecendo eletrodomésticos de qualidade capazes de tornar os momentos na cozinha ainda mais prazerosos.
Que tal conferir a nossa linha de produtos? Clique aqui e acesse agora mesmo o nosso site!
Até a próxima.