O que levar em consideração na hora de fazer a manutenção de fogão?

Essa é uma dúvida constante na casa de todas as famílias, afinal a maioria dos fogões costumam funcionar muito bem sem qualquer tipo de manutenção.

Entretanto, se ela não for feita com uma certa frequência, a vida útil do eletrodoméstico pode ser prejudicada e problemas aparecerão com mais frequência.

Entenda agora mesmo o que você deve saber para fazer a manutenção de fogão e garantir a sua durabilidade.

Como fazer a manutenção de fogão da forma correta

A melhor maneira de preservar o seu fogão é fazendo a limpeza logo após o uso, evitando que gorduras e outras sujeiras se infiltrem e prejudiquem o funcionamento do eletrodoméstico.

Porém, mesmo assim, a manutenção de fogão é extremamente necessária, visto que ele vai acumulando resíduos ao longo do tempo que podem causar problemas.

Abaixo você encontra alguns dos componentes do fogão que merecem atenção de tempos em tempos:

1 – Acendimento automático

O funcionamento do acendimento automático é uma das principais partes que precisam de manutenção frequente.

Isso porque é uma peça que está exposta diretamente durante o uso.

Verifique se a peça de alumínio do acendedor está com alguma crosta de sujeira e faça a limpeza se necessário.

Não sendo esse o problema, deve-se checar também a vela do fogão, que pode ser danificada pela ferrugem. Nesse caso, é necessário a troca por uma nova.

2 – Mangueira

Para realizar a manutenção e limpeza da mangueira do seu fogão, o ideal é lavá-la com água e sabão neutro.

Procure trocar as mangueiras do seu fogão de 5 em 5 anos para garantir seu bom funcionamento e evitar vazamentos de gás.

Além desses componentes do fogão, é fundamental estar sempre atento para qualquer falha ou defeito que possa vir a aparecer. Observe como a chama se comporta no queimador, pois esse é um grande indicativo de que há sujeira ou algum outro problema.

Saiba a seguir como prevenir com que o fogão seja danificado.

Previna o acúmulo de sujeira

A sujeira acumulada é capaz de prejudicar o desempenho do seu fogão, entupindo as saídas de gás e gerando problemas até mesmo nas bocas do fogão.

Só existe uma forma de evitar possíveis danos: fazendo a limpeza regular dos queimadores após seu uso.

Para fazer isso, escolha sempre uma esponja macia e um sabão neutro. Caso somente isso não for necessário para remover todos os resíduos, utilize uma palha de aço (MAS com cuidado, pois ela pode riscar a superfície do fogão).

Se for limpar os queimadores em separado, remova-os do fogão e antes de colocá-los de volta procure secá-los completamente com um pano. Isso evita que a água penetre na saída do gás e atrapalhe o seu funcionamento.

E aí, gostou das nossas dicas? Com elas, fica muito mais fácil realizar a manutenção de fogão com facilidade!

Mais do que prolongar a vida útil do seu fogão com manutenções periódicas, é fundamental investir em um eletrodoméstico de qualidade para a sua cozinha.

A Realce Eletrodomésticos conta com fogões, cooktops e fornos elétricos de qualidade. Clique aqui e confira os nossos produtos.

Siga a Realce no Instagram.

Até a próxima!